terça-feira, 20 de maio de 2014

Sobre o conceito de Deonomo (Chaves para Deonomo 05)

Marco Braga
"MFPC 70 RECFL11 (A Árvore do Conhecimento)"
© Todos os direitos reservados / All rights reserved
50 x 40 cm - Lápis artístico e tinta metálica sobre papel


Sobre o conceito de Deonomo


Dentre as evidências de Deonomo, o Fluente Mundi estão as obras designadas:
MFPs - Manifestações Fragmentais Plásticas (de caráter visual-tátil);
MFDs - Manifestações Fragmentais Documentais (escritas).
Nas Manifestações Fragmentais tidas como 'arqueológicas' já me assinei MAB, Braga, Marco Braga e, nas 'contemporâneas', M. Braga e Argo Sence.

Produto e parte integrante e produtiva da visão (estética) de mundo, Deonomo ao mesmo tempo designa um território de investigação e produção e seu conceito pode, igualmente, ser visto como Manifestação Fragmental (uma Manifestação Fragmental Conceitual e Contemporânea) o que traz curiosa dicotomia: designando território e sendo conceitualmente Manifestação Fragmental, Deonomo une em si a característica de ser ao mesmo simultaneamente criador e criatura, um produto de si mesmo.

O epíteto 'Fluente Mundi' também evidencia característica dual: a da relação espaço / tempo. Como 'mundo' Deonomo apresenta configuração espacial a ser investigada e construída (espaço mental derivado da percepção e vivência do mundo ao redor). Marcado por sensações, buscas, descobertas, construções, reformulações, adequações, apresenta-se a fluência de Deonomo, seu dinamismo, resultante dos tantos questionamentos ante a inconstância e a constância, a finitude e o cíclico, as características temporais e não-temporais.

Nenhum comentário: